sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Primeiro Reinado - D. Pedro I cada vez mais impopular

     D. Pedro I cada vez mais impopular

     D. Pedro não conseguia resolver a crise econômica do país, a cada ano a balança comercial Brasileira se mostrava negativa.Para tentar resolver a crise, o governo de Pedro pedia diversos empréstimos a bancos estrangeiros, gerando inflação.
     Quanto mais o preço dos alimentos e dos alugueis subia, maior ficava a impopularidade do Imperador.Nessa crise, em 1829, o Banco do Brasil, fundado na época de D. João  VI, foi a falência.

A questão de Cisplatina


     A província de Cisplatina, queriam-se libertar do Brasil, com o apoio da Argentinos, que tinham interesse em dominar a região de cisplatina, os cisplatinos venceram a guerra contra os brasileiros e transformaram-se em um país independente chamado Republica do Uruguai. Essa guerra aumentou ainda mais as críticas a D. Pedro I.

A subseção do trono português


     Quando o pai de D. Pedro, D. João VI morreu, deixou o trono para seu filho, esse, porem, renunciou a ser rei de Portugal, passando o trono para sua filha, D. Maria da Glória. Mas, seu irmão, D. Miguel deu um golpe de estado e usurpou o poder da sobrinha. Pedro reagiu preparando-se militarmente para reconquistar o trono português. Isso aumentou ainda mais sua impopularidade, os políticos brasileiros se afastaram dele, dizendo que ele estava mais interessado nos assuntos de Portugal do que nos do Brasil.

A abdicação de D. Pedro I


     As críticas ao imperador circulavam pela imprensa. Um de seus principais críticos, o jornalista  Líbero Badaró, foi assassinado em 1830, em São Paulo. Foi morto por simpatizantes do imperador, isso gerou protestos em todo o país. Pedro buscando recuperar o prestígio, visitou algumas províncias, mas sem sucesso.Em Minas Gerais, foi recebido com protestos, os sinos da igreja tocaram o "Dobre dos Finados" para lembrar ao imperador do assassinato do jornalista.
     Na volta a Rio de Janeiro, D Pedro foi recebido pelos comerciantes portugueses com uma festa, essa recepção calorosa deu origem as "Noites de Garrafadas" com brigas de ruas entre "brasileiros" e "portugueses".
     Com o objetivo de diminuir sua impopularidade, D. Pedro I criou um ministério Só de políticos da oposição, mas as críticas continuaram aumentando, então, Pedro decidiu substituir o Ministério dos Brasileiros por outro formado por seus aliados portugueses.
     Com essa atitude, uma multidão de brasileiros saiu as ruas de Rio de Janeiro exigindo a volta do ministério deposto, alguns corpos da Guarnição da Corte juntaram-se ao povo.Pressionado , D. Pedro abdicou no dia 7 de abril de 1831, deixando seu trono para seu filho de 5 anos, Pedro de Alcântara. Como ele era jovem, o Brasil passou a ser governado por regentes. Já Dom Pedro I Voltou a Portugal disposto a reconquistar o trono português.

Por:Fabrício T. F. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questões

Questões Dissertativas 1- O jornalista Borges da Fonseca redigiu o manifesto ao mundo, de 1º de janeiro de 1849. Quais foram suas exigênci...