domingo, 12 de novembro de 2017

Abolição e República


Abolição e República
Durante a Guerra do Paraguai, a Inglaterra pressionou o Brasil a acabar com o tráfico de escravos e a lei Eusébio de Queirós, que proibia a entrada de escravos no Brasil, representaram um golpe contra a escravidão.
Entre os fatores que contribuíram para a Abolição foram à resistência dos escravos e o movimento abolicionista. Os escravos resistiam por meio de desobediência, fuga e formação de quilombos.
Movimento Abolicionista
Foi um movimento social pelo fim da escravidão, que ganhou muita força na segunda metade do Séc. XIX. Os abolicionistas divulgavam sua mensagem antiescravista por meio de artigos, charges, comícios e lugares movimentados.
Após a Guerra do Paraguai, a campanha abolicionista se popularizou e conquistou aliados do Exército. Estes passaram a ver com grande simpatia os negros que lutaram lado a lado deles na Guerra.
Com a fim da escravidão nos Estados Unidos em 1865, deu mais força aos abolicionistas brasileiros. Mesmo com pressão interna e externa, o governo de D. Pedro II defendia a Abolição lenta e gradual.

Referência:  Boulos Júnior, Alfredo
      História sociedade & cidadania, 8° ano / Alfredo Boulos Júnior. - 3. Ed. - São Paulo : FTD, 2015.

Escrito por: Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questões

Questões Dissertativas 1- O jornalista Borges da Fonseca redigiu o manifesto ao mundo, de 1º de janeiro de 1849. Quais foram suas exigênci...